Valadoras vs. Escavadoras / A Vantagem Competitiva Vermeer

Nov. 19, 2010

Quando confrontados com a pergunta, Por que comprar uma valadora Vermeer e não uma escavadora? cada um tem a sua própria resposta. Chris Lynch - Director do Segmento de Valadoras -, explica as vantagens competitivas de optar por uma valadora Vermeer.

"Não é segredo que globalmente se vende todos os anos bastante mais escavadoras do que valadoras. Em muitos destes casos a escavadora é adquirida para executar a tarefa pela qual as valadoras foram especificamente projectadas. Existem várias razões que explicam esta situação, como preço, tradição de uso e versatilidade.

Vejamos em pormenor estas questões, para percebermos o verdadeiro valor e oportunidades que uma valadora oferece a um empreiteiro de obras públicas.

O primeiro factor considerado por um potencial cliente é o custo de aquisição. Normalmente ao comparar os preços entre uma valadora e uma escavadora equivalente, existe alguma apreensão devido à diferença entre ambos. Se o preço fosse o único factor a considerar pelo cliente, a escolha seria fácil. Contudo as valadoras oferecem algo mais. Uma valadora sobre rastos proporciona uma produção 3 a 5 vezes superior à de uma escavadora, especialmente em rocha, onde esta diferença de produção é ainda mais explícita. Uma vez que um empreiteiro recebe sobre a produção conseguida, e não o custo inicial de investimento, uma valadora consegue oferecer uma relação custo-benefício superior à de uma escavadora. As valadoras conseguem executar muito mais trabalho no mesmo espaço de tempo, o que resulta em margens superiores.

Outro factor a considerar é a tradição de uso. Existem muitos clientes que já têm uma ou várias escavadoras e trabalham da mesma forma há muito tempo. Este hábito de operação poderá, em alguns casos, esconder as oportunidades de aumentar o lucro através de uma produção superior. É nossa responsabilidade mostrar aos nossos clientes que poderão concluir a abertura de vala em menos tempo, o que significará menos tempo de obra e mais tempo para procurar e iniciar outros projectos que tragam consigo benefícios extra.

O terceiro factor, a versatilidade, é normalmente usado como uma forte razão para escolher uma escavadora em vez de uma valadora. Uma escavadora consegue escavar mais facilmente à volta de infra-estruturas existentes e também pode ser utilizada para colocar a tubagem na vala. Sendo verdade, se considerarmos que uma valadora consegue substituir 3 a 5 escavadoras, fará sentido diversificar o tipo de equipamentos existentes em obra. Uma escavadora mantém as suas funções originais enquanto uma valadora aumenta a produção global da obra."

Existem ainda outras vantagens ligadas às valadoras que contribuem para um melhoramento claro dos níveis de produtividade e controlo de custos em projectos que envolvam abertura de vala. Por exemplo:

  • Qualidade final da vala
  • Reenchimento da vala
  • Desempenho do operador

Qualidade - Por norma, uma escavadora produz uma vala pouco uniforme. Em pedra é preciso primeiro desagregar a rocha com um martelo hidráulico e depois mudar para um balde para retirar o material de dentro da vala. Isto resulta numa vala sem paredes e fundo uniformes, e com uma largura superior no topo da vala comparado com a base (efeito V). Uma valadora deixa a vala uniforme nas paredes e na base, garante uma largura igual de cima a baixo e escava apenas o material necessário. Com a aplicação de um sistema lazer, a valadora pode também executar valas com pendente para a instalação de saneamento gravítico. Por todas estas razões, a vala aberta por uma valadora é de maior qualidade, sendo mais fácil de compactar e concluir os trabalhos à superfície.

Reenchimento - A qualidade e facilidade de reenchimento estão directamente ligados à qualidade da vala. Uma escavadora produz, especialmente em rocha, um material final com dimensões muito grandes para serem utilizados para reenchimento directo. Terá por isso que ser transportado para uma central de britagem para ser redimensionado, e só assim poder ser aproveitado. Todo este processo aumenta em muito o custo e tempo de execução da obra. Uma valadora escava os solos produzindo um material pequeno e uniforme, colocando-o à superfície paralelamente à vala. Este processo permite que rapidamente a vala seja reenchida e compactada com o mesmo material logo que a tubagem esteja instalada.

Desempenho do operador - A facilidade de operação de uma valadora Vermeer também contribui para a rentabilidade geral da obra. Devido ao sistema de controlo patenteado TEC Plus (disponível em todos os modelos de valadoras de rastos Vermeer), o operador pode receber uma formação rápida e eficaz num curto espaço de tempo. Em comparação, uma escavadora necessita de um operador qualificado com anos de experiência para garantir uma produção elevada. Esta facilidade de operação das valadoras Vermeer permite a substituição de operadores sem que a produção seja reduzida.

Como tentamos demonstrar, existem várias razões para ter disponível uma valadora Vermeer para trabalhos de abertura de vala - melhora tanto os custos directos e indirectos como também aumenta as eficiências operacionais. A valadora é um equipamento que proporciona uma vantagem competitiva num mercado cada vez mais exigente.

Ir para Abertura de Vala